top of page

Exemplos de traçados com Terminologia ACNS 2012

Atualizado: 8 de dez. de 2022

Além de uma nova nomenclatura, que procura abandonar termos como "PLEDs", cuja associação a ictos é equívoca, as regras da ACNS de 2012 incluem uma lista extensa de qualificadores da atividade.

Por exemplo: além de classificar a distribuição e morfologia da atividade, os guidelines listam 12 modificadores maiores e 4 modificadores menores que podem implicar em maior ou menor associação a ictos ou estado de mal não-convulsivo.

Como maneira de treinar a nova classificação, disponibilizamos uma página dinâmica que gera os termos à medida em que se seleciona os qualificadores.

A nova terminologia tem por objetivo também:

  • Uniformizar nomenclatura de padrões de atividade periódica e rítmica flutuante frequentemente encontrados no paciente crítico

  • Padronizar o método de quantificar atividade interictal (como espículas ou ondas agudas)

  • Sugerir um esquema para categorizar a atividade de base

Importante: Os guidelines não modificam critérios para classificação de crise eletrográfica inequívoca. Para crises cuja caracterização depende de correlação clínica ou mesmo avaliação de resposta a medicamento, evitar, na descrição dos achados do EEG, o termo “crise eletrográfica”


Abaixo seguem exemplos de traçados e a descrição principal correspondente



LPD + F



GPD




GPD+F




BIPDs + F



Surto-atenuação



SI-GRDA



GRDA




Surto-supressão




Referências: 1. Hirsch LJ, LaRoche SM, Gaspard N, Gerard E, Svoronos A, Herman ST, Mani R, Arif H, Jette N, Minazad Y, Kerrigan JF, Vespa P, Hantus S, Claassen J, Young GB, So E, Kaplan PW, Nuwer MR, Fountain NB, Drislane FW. American Clinical Neurophysiology Society's Standardized Critical Care EEG Terminology: 2012 version. J Clin Neurophysiol. 2013 Feb;30(1):1-27.



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page