top of page

DICOM: gerencie suas Eletromiografias na mesma plataforma de usada para Ressonância, ultrassom, tomo

Atualizado: 8 de dez. de 2022

Imagine a pilha de documentos, imagens e laudos que alguém deveria carregar se já passou, ao longo da vida, por muitos exames e consultas, e quer disponibilizar todas informações sobre sua saúde ao passar em consulta com um novo médico. Para exames de imagem como Ressonância ou Tomografias, isso cada vez é menos necessário. Basta que o paciente forneça dados de acesso ao médico e ele consulta laudos e imagens pela internet.

Isso só foi possível porque diferentes fabricantes de equipamentos de imagem e diferentes empresas que desenvolvem serviços de gerenciamento de imagens e de prontuários eletrônicos adotaram uma linguagem comum: os padrões DICOM e HL7.

O padrão DICOM é uma "linguagem" para transmissão e armazenamento de imagens e o padrão HL7 uma linguagem para troca de informações clínicas.

Quando essa "linguagem" comum for adotada universalmente, você poderá ter acesso eletrônico a todo seu histórico médico em um único aplicativo que acesse os diversos laboratórios, clínicas, hospitais e consultórios que você já visitou.

Essa integração traz vantagens diretas ao paciente, agilizar o acesso a dados pode agilizar o diagnóstico e antecipar o tratamento, além de maior segurança na preservação desse histórico. Para a pesquisa médica, agregar maior diversidade de informações clínicas e laboratoriais pode iluminar a compreensão dos mecanismos da doença e a definição das melhores opções de tratamento.

Essa revolução no acesso a informação está só no começo e vem sendo antecipada por grandes empresas que fabricam equipamentos caros e de alta demanda, como os que realizam exames de ressonância: Philips, GE, Siemens, Hitachi, Canon.

Pela informação que temos, a Neurosoft, representada por nós da Kandel no Brasil, é o primeiro fabricante de equipamentos neurofisiológicos que implementou esse padrão. Veja nas imagens adiante um exemplo de como seus exames de Eletromiografia ou Eletroencefalografia podem ser gerenciados quando se usa a nossa interface DICOM com um sistema PACS (Sistema de gerenciamento e armazenamento de imagens).


Laudo de EMG em visualizador DICOM



Você receberá automaticamente os pedidos de EMG nessa lista. Basta clicar no paciente e iniciar o exame de EMG.


Você receberá automaticamente os pedidos de EMG nessa lista. Basta clicar no paciente e iniciar o exame de EMG.



A configuração da comunicação é simples, exige que apenas poucos parâmetros técnicos sejam especificados de ambos os lados da comunicação, pelos gerenciadores do sistema PACS ou RIS e pela nossa equipe técnica na interface HIS dos softwares Neurosoft










108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page