top of page

Mapeamento miográfico de distonia cervical sugerido por Dr Tae Mo Chung

Atualizado: 11 de jul. de 2023

O Dr Tae Mo Chung, referência mundial no tratamento de distonia, regularmente oferece a médicos cursos teóricos e práticos no Instituto NERE.


Na última edição do curso, em 20 de Maio de 2023, o Litebox foi usado no treinamento prático, que incluiu mapeamento da distonia em 5 pacientes e também injeção de toxina botulínica guiada por miografia.


A lista de músculos que podem ser examinados na distonia cervical é extensa: são até 34 músculos da região cervical e também da cintura escapular que são selecionados com base em características clínicas da distonia. No Neuro-MEP.NET toda lista pode ser carregada em um único modelo, o que agiliza bastante a aquisição.


Modelo de teste com 34 músculos da região cervical e cintura escapular

Nessa página disponibilizamos 3 modelos de teste sugeridos pelo Dr Tae para mapeamento de distonia cervical (34 músculos), de membros superiores (21 músculos) e membros inferiores (13 músculos). Os modelos estão nesse link. Faça download do arquivo zip, extraia para o formato xml, selecione no software "Configurar | Modelos de testes | Importar..." e aponte para o arquivo xml. Na tela seguinte selecione "Acrescentar novos ajustes aos existentes".


Os modelos irão aparecer na lista de testes de "EMG de interferência", como na imagem abaixo.



Para usar esses modelos é preciso a versão 4.5.1.0 ou superior do software Neuro-MEP.NET. Os modelos estão configurados para, ao se clicar no botão gravar, automaticamente gravar um fragmento de 1 segundo imediatamente anterior ao momento em que se clicou no botão de registro.


Para passar ao próximo músculo é conveniente configurar um atalho acessível no painel do seu eletromiógrafo, como o botão F2 no Litebox ou no Neuro-MEP-Micro. Para configurar atalho clique com o botão direito do mouse sobre a barra de ferramentas com um teste de EMG de interferência aberto e procure o item "Registro / Próxima montagem", como na imagem abaixo. Em seguida clique no botão "Atalho" e escolha o atalho que desejar.


Configuração de atalho para passar à próxima montagem

Após adquirir as curvas, use o modelo de laudo desse link para gerar um relatório que imprime 4 músculos por página e disponha todas as páginas sobre sua mesa, para ter uma visão global de quais músculos mais contribuem para a distonia ao atribuir um escore que permita calcular dosagens adequadas de toxina botulínica.


Lista de músculos sugeridos para mapeamento de distonia cervical e de cintura escapular:


Esternocleidomastoideo

Escaleno médio

Elevador da escápula

Esplênio da cabeça

Esplênio cervical

Trapézio superior

Semiespinhal da cabeça

Semiespinhal cervical

Paravertebral torácico alto

Paravertebral torácico médio

Oblíquo inferior da cabeça

Oblíquo superior da cabeça

Reto maior da cabeça

Peitoral maior

Grande dorsal

Supraespinhoso

Infraespinhoso

Subescapular

Rombóide menor

Rombóide maior

Redondo maior

Redondo menor

Serrátil anterior

Longo da cabeça

Longo cervical

​Platisma

Digástrico

Milo-hioideo

Genio-hioideo

Genio-glosso

Esterno-hioideo

Esterno-tiroideo

Tiro-hioideo

Omo-hioideo



281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page