top of page

Como criar um timer para lembrá-lo de fazer potenciais motores

Esse é um recurso antigo do nosso software de monitorização intra-operatória, bastante útil porém pouco usado, por isso o divulgamos aqui.


Em fases da cirurgia onde a estimulação transcraniana interfere mais com a manipulação cirúrgica e requer, além de comunicação com o cirurgião, pausas na manipulação, é preciso atenção redobrada, pois há risco maior de atrasos na detecção de um evento crítico por distrações em relação ao tempo decorrido sem testes.


Imagine que, ao fazer estímulo transcraniano, percebemos que as respostas motoras estão ausentes e, além disso, o último teste foi feito há 20 minutos. Quando ocorreu a queda? Há 1 minuto ou há 19 minutos? O atraso na detecção pode ser a diferença entre a reversibilidade ou irreversibilidade, além de não permitir a correlação com a manobra cirúrgica.

Nessa situação é especialmente útil a visualização de um cronômetro que marca o tempo decorrido desde o último teste e nos alerta quando é chegado o momento de estimular. No vídeo a seguir explicamos como configurar o lembrete.



Em resumo:

  • Crie um programa de estimulação na aba "Programas": selecione os controles de PEM que serão acionados no modo "alerta" e especifique o intervalo (em segundos) para o alerta de estímulo

  • Localize o programa de estimulação na Árvore de inspeção (F11) e dê clique duplo no elemento para acrescentá-lo ao layout.

  • Coloque os estimuladores no modo "lembrete". Nesse modo, ao invés do programa de estimulação aplicar estímulo a cada ciclo do timer, irá apenas emitir alerta visual, exigindo que o usuário pressione o botão de estímulo para a aplicação.




49 visualizações0 comentário
bottom of page