top of page

Valores normais para EMG quantitativa de 19 músculos

Atualizado: 8 de fev. de 2023

Aqui disponibilizamos os valores de referência para EMG quantitativa utilizados pelo Dr Carlos Otto Heise. São especificados limites para duração e amplitude dos MUPs individuais e da sua média para 19 músculos.


O sinal deve ser captado com agulha concêntrica e banda de 5Hz a 10Khz. Não use esses parâmetros caso tenha feita captação com agulha monopolar (que produz durações maiores, pela maior área de captação) ou com filtro passa passa alta maior (que produz durações menores). Recomenda-se captar épocas de 10 a 15 segundos com contração leve a moderada em 3 a 5 pontos diferentes do músculo e identificar 20 potenciais.


Nesse link está o arquivo com modelo de testes para os 19 músculos cujos valores de referência estão disponíveis. Faça download do arquivo zipado, extraia o XML e o carregue no software com o comando "Configurar/Modelos de testes/Importar" e a opção "acrescentar aos existentes".



Para carregar os valores normais no software Neuro-MEP.NET omega, faça download desse arquivo zipado, extraia o XML e o carregue no software usando o comando "Configurar/Valores normais .../Importar".


Ao selecionar uma captação que tenha valores de referência para DQEMG, você verá, no gráfico amplitude x duração, 2 retângulos.


As margens do retângulo menor correspondem aos limites para a média de todos MUPs, representada por uma cruz.


As margens do retângulo maior correspondem aos limites para os potenciais individuais, representados por círculos ou quadrados (potencias polifásicos). A fração de potenciais individuiais além desses limites é a fração de "outliers".



Gráfico Amplitude x Duração

Lista de modelos de teste inclusos no arquivo


325 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page